A velocidade de mutação da realidade, nos dias de hoje, implica uma constante adaptação das organizações à realidade circundante. Estando, dita realidade, a tornar-se cada vez mais exigente na resposta aos serviços requeridos, torna-se indispensável conhecer os recursos humanos de que cada organização dispõem de forma a melhor actuar nas mais diversas situações. Nesse sentido, e tendo como objectivo a constante capacitação, requalificação e/ou reorganização dos seus recursos humanos, as empresas têm necessidade de conhecer e verificar a real preparação e adequação dos seus recursos aos desafios da empresa. Faz-se, necessário, que se observe bem o que existe e o que é necessário para, finalmente, poder desenhar um modelo de Avaliação do Desempenho que consiga dar resposta, quer com processos de trabalho, quer com ferramentas mais adequadas e mais modernas, aos desafios que são constantemente colocados pelos clientes.
Áreas de Intervenção
8 Chaves para implementação com sucesso
A PPC orienta os seus esforços de consultoria comercial e de Recursos Humanos integrando, da forma mais eficaz, os Modelos de Medição tornando-os no ponto de partida para a conquista do mercado.
De esta forma, desenvolvemos diferentes soluções de acordo com a necessidade das empresas.
Alguns dos projectos que a PPC já desenvolveu com clientes:
- Avaliação de Desempenho de trabalhadores
- Avaliação e feedback 360 graus
- Medição da Eficácia Comercial e conexão com o Modelo de Gestão por Competências
- Pesquisa de clima organizacional
- Medição da CAF (Common Access Framework)
- Avaliação de Professores
- Avaliação de Alunos
- Avaliações por questionários de Múltipla escolha
- Medição da eficácia da Formação
- Balanced Scored Card – BSC incluindo Quadros de Comando Comercial, de Recursos Humanos, etc
- Pesquisas de Satisfação de Clientes
- Avaliação e estudos por Mistery Shopper
- Avaliações P.R.I.S.M. (Satisfação de empregados; Avaliação de performance de empregados; Avaliação de Gerentes; Avaliação de satisfação Interdepartamental)
- Avaliação de Processos incluindo processos produtivos
- Avaliação de produtos ou serviços através de Focus Groups
- Medição da implementação de estratégias
- Avaliação de Projectos
- Avaliação de empregados envolvidos em projectos
- Avaliação instantânea de serviços (avaliação de atendimento, por exemplo)
- Avaliação da Eficiência e da Eficácia
- Avaliação do grau de relacionamento
- Avaliação da satisfação da formação (modelo de Kirkpatrick) – Avaliação da reacção instantânea da formação; Avaliação do Aprendizado; Avaliação da transferência dos conhecimentos para o ambiente de trabalho; Avaliação dos resultados finais obtidos
- Avaliação da aderência à cultura organizacional
- Estudos de Clima Organizacionais
- Estudos de Satisfação de Clientes
- Gestão Eficaz de Equipas
- Reporting Resultados Comerciais Integrados com politicas de Recursos Humanos
- Modelos de Avaliação do Desempenho
- Desenho de Planos de Formação
- Projectos de Mudança Cultural
- Levantamento e optimização de Processos Organizacionais
- Descrição completa de Funções
- Definição de políticas organizacionais
- Desenho e implementação de Academia de Competências adaptada à organização
- Desenho de Politicas Salariais de Beneficios e Compensações
- Medição de Potencial e conexão com o modelo das 9 caixas para gestão de carreiras